Esta formação teve 30 horas presenciais mas no trabalho realizado em casa foram despendidas muito mais horas, horas benéficas de aprendizagem, muitas vezes de "não acertar" e voltar a tentar fazer... até conseguir!
A Web 2.0 é importante para os desafios que se colocam às Bibliotecas Escolares, esta deve ser o coração da escola, assim deve acompanhar a evolução dos recursos para motivar os alunos.
Mas, sobretudo orientá-los nas ferramentas que são disponibilizadas. Sabendo utilizá-las correctamente, tirando partido delas, desta forma fomentamos também o ensino-aprendizagem.
A nós professores cabe-nos aceitar os novos desafios e estar preparados para acompanhar esta evolução.
Nesta ação foi-nos sugerido utilizar aplicações como: a construção de um blogue, usar o slideshare, soundcloud, youtube, Library Thing e muitas outras. São todas ferramentas fundamentais mas, que no entanto requerem longas horas de trabalho.
Pela primeira vez tive a oportunidade de experimentar ficheiros de voz, que desconhecia e que achei de grande utilidade para os alunos, podemos pô-los a ler uma história e depois eles ouvem-na, na minha opinião isto é uma forma de os motivar para a leitura.
Através destas ferramentas podemos partilhar a contribuir para a expansão do conhecimento, criando nós os recursos e partilhá-los ou ir buscá-los e utilizá-los na nossa prática educativa.
O que importa salientar é que a Biblioteca Escolar é um guia na descoberta das possibilidades da Internet para desenvolver a literacia digital.
Não devemos esquecer o livro em papel, utilizá-lo de forma a que este se torne mais atractivo para os alunos e com estas ferramentas podemos fazê-lo.
Foto de Sun Gazing - retirada em 19/02/2013 de Improbables Libraires, Impoblabes Bibliothéques
Sem comentários:
Enviar um comentário