terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Relatório final

Esta formação teve 30 horas presenciais mas no trabalho realizado em casa foram despendidas muito mais horas, horas benéficas de aprendizagem, muitas vezes de "não acertar" e voltar a tentar fazer... até conseguir!
 A Web 2.0 é importante para os desafios que se colocam às Bibliotecas Escolares, esta deve ser o coração da escola, assim deve acompanhar a evolução dos recursos para motivar os alunos.

 Mas, sobretudo orientá-los nas ferramentas que são disponibilizadas. Sabendo utilizá-las correctamente, tirando partido delas, desta forma fomentamos também o ensino-aprendizagem.

A nós professores cabe-nos aceitar os novos desafios e estar preparados para acompanhar esta evolução.

Nesta ação foi-nos sugerido utilizar aplicações como: a construção de um blogue, usar o slideshare, soundcloud, youtube, Library Thing e muitas outras. São todas ferramentas fundamentais mas, que no entanto requerem longas horas de trabalho.

 Pela primeira vez tive a oportunidade de experimentar ficheiros de voz, que desconhecia e que achei de grande utilidade para os alunos, podemos pô-los a ler uma história e depois eles ouvem-na, na minha opinião isto é uma forma de os motivar para a leitura.

Através destas ferramentas podemos partilhar a contribuir para a expansão do conhecimento, criando nós os recursos e partilhá-los ou ir buscá-los e utilizá-los na nossa prática educativa. O que importa salientar é que a Biblioteca Escolar é um guia na descoberta das possibilidades da Internet para desenvolver a literacia digital.

 Não devemos esquecer o livro em papel, utilizá-lo de forma a que este se torne mais atractivo para os alunos e com estas ferramentas podemos fazê-lo.


Foto de Sun Gazing - retirada em 19/02/2013 de Improbables Libraires, Impoblabes Bibliothéques

Sem comentários:

Enviar um comentário