terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Comentário ao texto "Bibliotecas Escolares e a web 2.0"

A Web 2.0  permite-nos interagir com os outros através da partilha de conteúdos com utilizadores que tenham interesses comuns.

 O grande desafio para os professores será fazer com que os alunos saibam pesquisar, seleccionar a informação, utilizando-a de forma correta e não fazendo meramente copy-paste" daquilo que pesquisam no gloogle.

O ensino dos "nossos" alunos pode modificar-se com a utilização destas "novas" ferramentas já que estas: "facilitam o alargamento do campo da auto-educação a toda a vida, tornando-se educação permanente:"
Mas para que isto aconteça é necessário ensinar os alunos, motivá-los para a utilização correcta da Internet e das aplicações que são disponibilizadas.

Entre os professores é importante a existência de práticas colaborativas, já que se podem partilhar trabalhos e aceder a estes em qualquer lugar desde que haja rede, tudo está disponível on-line!

Neste documento são relembrados a utilização de várias ferramentas, que já falamos e testamos nas sessões on-line, como o audacity, o youtube, o movimaker (que nos permite através de fotografias fazer filmes).

Agora resta saber de que forma as Bibliotecas Escolares irão fazer a utilização destas ferramentas...



Sem comentários:

Enviar um comentário